METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA


Ensinar aos alunos diferentes técnicas de cálculo, com base no que eles mesmos criaram pensando em correspondências, é uma ótima maneira de valorizar suas contribuições. Além disso, garante que o aprendizado não seja memorizado mecanicamente, sendo compreendido de fato pelos alunos. O material dourado é um recurso utilizado na compreensão do sistema de numeração decimal e nas técnicas das operações: adição, subtração, multiplicação e divisão, sendo composto pelas peças que simbolizam:


O cubinho e o cubo indicam a primeira e a terceira ordens, a barrinha indica a segunda ordem  e a placa indica a quarta ordem.


O cubinho indica a primeira ordem, a barrinha indica a segunda ordem, a placa indica a terceira ordem e o cubo indica a quarta ordem.


O cubinho indica a ordem das unidades, a barrinha indica a ordem das centenas, a placa indica a ordem das dezenas e o cubo indica a ordem das unidades de milhares.


O cubo indica a primeira ordem, a placa indica a segunda ordem, a barrinha indica a terceira ordem e o cubinho indica a quarta ordem.


O cubinho, a placa e a barrinha indicam a segunda classe numérica, e o cubo indica a primeira classe numérica.

Na modelagem Matemática o fato de o problema advir de uma situação real e que depois, de formular e resolver um modelo que solucione o problema, este modelo possa ser aplicado, também, como suporte para outras aplicações. Sendo assim os procedimentos que identificam os passos da modelagem são:


Interação e a Matematização.


Interação, Matematização e o Modelo matemático.


Validação e o Modelo matemático.


Matematização e o Modelo matemático.


Interação e o Modelo matemático.

Ao ler o livro você pode conhecer algumas tendências do ensino de Matemática, como chamamos a arte de explicar, de conhecer, de entender o nosso dia-a-dia pela ótica da Matemática?

 


Etnomatemática


História da Matemática 


Modelo matemático 


Modelagem Matemática 


Resolução de problemas 

Sabe-se que 4 máquinas, operando 4 horas por dia, durante 4 dias, produzem 4 toneladas de certo produto. Quantas toneladas do mesmo produto seriam produzidas por 6 máquinas daquele tipo, operando 6 horas por dia, durante 6 dias?


15 toneladas


15,5 toneladas


8 toneladas


10 toneladas


13,5 toneladas

A seguir encontra-se uma expressão composta por algumas frações: 9/2 - 7/10 + 11/100. Sabendo que o cubo representa um inteiro, a placa representa um décimo, uma barra representa um centésimo e um cubinho representa um milésimo, então a representação do resultado do numerador dessa expressão, representada no material dourado será:


3 placas, 6 barras e 9 cubinhos.


3 placas, 9 barras e 9 cubinhos.


4 placas, 9 barras e 1 cubinho.


3 placas, 2 barras e 9 cubinhos.


3 placas, 9 barras e 1 cubinho.

Na divisão do polinômio F (x) pelo binômio f(x), do 1ª grau,  usando o dispositivo de Ruffini, encontrou-se o seguinte: 

Então qual será o dividendo?  


x4 - 2x3 -  4x2 + 4x

x4 -  x3 -  x2 + 4x + 8


x4 - 2x3 -  4x2 + 4x + 8
2x4 - x3 -  4x2 + x + 8
x4 - x3 -  4x2 + 4x


8


- 6


10


6


- 8

Assinale a alternativa correta acerca da educação para os jovens.


Deve reconhecer os jovens como possuidores de saberes acumulados nos espaços escolares.


Para serem bem educados, devem se ater a um currículo distante de sua realidade pois isso é trabalhar com o conhecimento sistematizado.


Deve formar cidadãos do futuro ao invés de considerá- los como cidadãos no presente.


Deve necessariamente implicar em negociação, em ajustar posições para manter a interação funcionando. Ou seja, a cada acordo rompido deve corresponder, não necessariamente uma punição, mas um novo acordo com novas exigências, até que os dois pólos – professores e alunos – entrem em sintonia.


Para eles, a escola deve ser o lugar de repetição de conhecimentos vindos de fora que precisam ser memorizados e aprendidos pelos alunos.

 Mariana desenhou uma faixa com mosaicos, observe a  figura a seguir: 

         

Quando houver 10 ladrilhos vermelhos na faixa, quantos brancos teremos?


18 ladrilhos


36 ladrilhos


42 ladrilhos


48 ladrilhos


24 ladrilhos

Segundo a Proposta curricular de Educação de Jovens e Adultos (2001, p. 22), no final da década de 50, as críticas à Campanha de Educação de Adultos dirigiam-se tanto às suas deficiências administrativas e financeiras quanto à sua orientação pedagógica. Denunciava-se o caráter superficial do aprendizado que se efetivava no curto período da alfabetização, a inadequação do método para a população adulta e para as diferentes regiões do país. Todas essas críticas convergiram para uma nova visão sobre o problema do analfabetismo e para a consolidação de um novo paradigma pedagógico para a educação de adultos, cuja referência principal foi o educador pernambucano Paulo Freire.

 

Dessa forma, é correto afirmar que:

 

I O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos, inspiraram os principais programas de alfabetização e educação popular que se realizaram no país no início dos anos 60.

II Em janeiro de 1964, foi aprovado o Plano Nacional de Alfabetização, que previa a disseminação por todo Brasil de programas de alfabetização orientados pela proposta de Paulo Freire.

III Paulo Freire elaborou uma proposta de alfabetização de adultos conscientizadora, cujo princípio básico era “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”.

 

São corretas as afirmativas:


I e IV.


I e II.


I, II e III.


III apenas.


II apenas.

Páginas: 12345678910